Principais Adubos Orgânicos

Entre os tipos de adubos que podem ser utilizados em plantações, com a finalidade de alcançar melhores resultados em colheitas, estão os adubos orgânicos.

Ao contrário do que ocorre com os adubos inorgânicos, esse tipo de adubo natural não agride o meio ambiente e é ótimo para o solo, auxiliando a melhorar, inclusive, sua fertilidade.

Desse modo, esse artigo tem o objetivo de mostrar a você quais são os principais adubos orgânicos a serem utilizados em plantações, de um modo geral.

Após esse artigo, você poderá entender melhor qual o tipo de adubo orgânico mais indicado para o seu cultivo, de modo a lhe trazer excelentes resultados.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Adubos orgânicos: Conheça os principais

Húmus de Minhoca

Com toda a certeza, um dos tipos mais comuns de adubo orgânico é o húmus de minhoca, muito utilizado por quem deseja, de verdade, ter resultados positivos com as plantações.

O húmus, apesar de conhecido de uma forma geral, pela maioria das pessoas, precisa ser mais explorado para que os agricultores possam ter um maior conhecimento do tema.

Esse tipo de adubo possui, entre outros macro e micronutrientes, os seguintes:

  • Nitrogênio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio

Além de ser excelente para as próprias plantas, o húmus também é muito importante por auxiliar a recuperar solos que já não estão mais tão propícios para plantar, ou seja, que já estão desgastados.

Desse modo, você pode usar esse excelente adubo orgânico tanto no momento de fazer a plantação inicial, diretamente no substrato, como nos replantios também.

Farinha de Ossos

Quando se é falado sobre esse tipo de adubo orgânico, muitos agricultores e entusiastas da jardinagem que não o conhecem acabam por ficar espantado.

Entretanto, ele é um tipo de adubo altamente rico em nutrientes importantes, como fósforo e cálcio, essenciais para que as plantas tenham um crescimento correto.

Para aquelas plantas que irão florescer e dar frutos, o adubo orgânico de farinha de ossos é ideal para estimular essas duas fases e potencializar os resultados obtidos com eles.

Assim, a ideia é que esse adubo seja mais utilizado nessas fases, ao invés de no momento do plantio, quando as plantas ainda são jovens.

Adubos feitos com Cascas de Ovos

Falando em adubos mais “diferentes”, como o da farinha de ossos, as cascas de ovos também são ideais para o plantio, visto que são ricas em nutrientes importantes, como é o caso do cálcio e do potássio.

De um modo geral, um ponto muito positivo para esse adubo é que ele pode ser utilizado, literalmente, em qualquer tipo de planta, ou seja, qualquer agricultor ou entusiasta de plantações pode utilizá-lo.

Por outro lado, sua utilização deve ser em quantidades bem pequenas, já que esse tipo de adubo alcaliniza muito o solo, o que pode não ser muito bom para algumas espécies de vegetais.

O adubo orgânico de casca de ovos deve ser preparado previamente, de modo a manter as mesmas secas, e que estejam armazenadas de uma forma a proporcionar um uso fácil do mesmo.

Adubos feitos com Esterco

Esse é um outro esterco bastante famoso, entre os principais que trazem excelentes resultados nos plantios, e que tem uma enorme variação entre os tipos.

Desse modo, diferentes tipos de esterco possuem, em sua essência, concentrações diversas de nutrientes, então é preciso saber qual utilizá-lo para ter aquele determinado tipo em especial.

De uma forma geral, podem ser descritos, como nutrientes presentes na maioria dos estercos, o nitrogênio e o potássio, e também o fósforo.

Você jamais deve fazer o uso do esterco de forma fresca, visto que ele precisa ser, anteriormente ao seu uso, curtido, sendo assim que ele é comercializado, em sua maioria.

Se a aquisição do esterco for do mesmo já curtido, então isso significa que ele já está pronto para ser utilizado,

Misturar o esterco com o húmus de minhoca, uma combinação que traz resultados excelentes para o crescimento das plantas.

Uma dica importante de utilização dos adubos orgânicos de estercos é em mudas de replante, ao invés de usá-la na fase germinativa das mesmas.

Conclusão

Como você viu, os adubos orgânicos são de suma importância para a utilização em plantações dos mais diversos tipos, e entre as diferentes opções de adubos naturais, é possível achar aqueles que são os principais ou de referência.

Neste texto, foram mostrados os mais comuns tipos de adubos que são orgânicos, de modo a ensiná-lo como é possível conseguir bons resultados com o uso dos mesmos.

A partir de agora, você já pode acrescentá-los nas suas plantações e, desse modo, obter excelentes resultados.

Gostou do artigo de hoje sobre quais são os principais adubos orgânicos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo ou solicite um orçando Clicando Aqui