Como evitar pragas em plantações

Um dos maiores problemas dos agricultores é encontrar pragas em plantações, algo, praticamente, inevitável em algum momento do plantio.

Quando isso ocorre, é normal ocorrer uma grande preocupação e o medo de perder tudo o que foi plantado por parte dessas pessoas, e é nesse momento que entra a necessidade de um “plano de combate” contra as pragas.

Pensando nisso, resolvi trazer esse artigo mostrando dicas importantes de como evitar pragas em plantações, de modo a deixar as suas saudáveis e conseguir colher os melhores resultados possíveis.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Pragas em plantações: Saiba como evita-las

Cuidado com a rega

Uma das principais dicas de como evitar pragas em plantações é por meio da rega, ou melhor, do cuidado a ter com ela.

Fazer a rega ou a irrigação das plantas é de suma importância para que elas possam crescer de forma forte e saudável, entretanto, há sempre o risco de que o excesso de água possa prejudica-las.

O principal prejuízo, com toda a certeza, é a terra ficar muito úmida, o que pode acarretar no aparecimento de organismos prejudiciais, como é o caso dos fungos.

Desse modo, é de suma importância fazer a rega ou a irrigação sempre pela manhã, de forma que haja muito tempo para que a água seque/seja absorvida e não se acumule.

Cuidado com o solo

Um cuidado essencial, além daquele que precisa ser tomado com a questão da irrigação ou da rega, é com o solo em que a plantação é ou será feita.

Em geral, quando o solo é de má qualidade ou mal cuidado, as plantas que estão sendo ali cultivadas não conseguem fazer a retirada correta dos nutrientes de que elas precisam.

Quando não há um crescimento correto e saudável, o risco de que se proliferem pragas nessas plantas é enorme, então uma forma de evitar a praga é tendo o cuidado com o solo.

Para isso, é preciso manter a rega ou a irrigação correta, utilizar o adubo certo para manter a terra fértil e bem cuidado para ter os nutrientes necessários às plantas.

Saiba utilizar os “amigos” certos e eliminar os “inimigos”

Em uma plantação, pode-se dizer que há os amigos e os inimigos das plantas, e saber diferenciá-los, utilizando-os e eliminando-os, respectivamente, da forma correta é uma das melhores formas de evitar pragas em plantações.

Primeiramente, usando-se dos amigos da sua plantação, como é o caso de alguns insetos ou pequenos animais, como as abelhas e as minhocas, é possível conseguir resultados muito positivos.

Além deles, há algumas plantas que crescem espontaneamente e que são benéficas para as plantações, visto que atraem, para si, as pragas que iriam atacar os vegetais presentes no seu cultivo.

Desse modo, você pode manter sua plantação salva por conta da presença dessas plantas de nascimento espontâneos, que não são as ervas daninhas.

Aliás, as ervas daninhas são um dos tipos de “inimigos” que devem ser evitadas ao extremo, sendo retiradas de início, logo após serem identificadas.

Isso deve ser feito porque essas plantas estão propensas a fazer com que surjam doenças parasitárias, que podem acabar por prejudicar todas as suas plantas ou cultivos de forma rápida.

Utilize pesticidas naturais ou caseiros

Uma última dica, entre as principais formas de como evitar pragas em plantações, é fazer a utilização de pesticidas naturais ou caseiros.

Esses pesticidas, ao contrário do que ocorre com aqueles que são industriais e altamente tóxicos, são produzidos com sementes ou folhas que fazem parte da base da sua produção.

Há uma grande variedade de “fórmulas” de pesticidas caseiros que podem ser produzidos com plantas normais, como é o caso do manjericão ou mesmo do alho, já que com eles é possível criar produtos com odores muito repulsivos.

Com isso, as pragas tendem a ficar longe da sua plantação ou cultivo, e o que é melhor, esse tipo de produto não irá prejudicar nenhuma das suas plantas, mantendo a saúde e o crescimento saudável das mesmas.

Conclusão

Como você viu, um dos grandes problemas pelos quais passam os cultivadores são as pragas em plantações, que surgem sempre em algum momento e, muitas vezes, com uma certa frequência.

Neste texto, você pôde ver algumas dicas importantíssimas do que fazer para evitar que essas pragas surjam ou alastrem-se em plantações, evitando colocar todas as plantas do seu cultivo em risco.

Essas dicas podem evitar um grande prejuízo, que no caso de hortas ou plantios maiores, podem chegar até milhares de reais, o que torna de super importância coloca-las em prática.

Gostou do artigo de hoje sobre como evitar pragas em plantações?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo ou solicite um orçando Clicando Aqui