5 Tipos de Solos

Uma grande parte das pessoas, apesar do conhecimento que possuem em plantas, ainda tem uma falta de sabedoria considerável em tipos de solos.

O Brasil, por ser um país extenso e com uma grande diversidade em aspectos animais, vegetais e minerais, possui uma enorme variedade de solos, muitos sendo extremamente benéficos para plantações e outros não indicados.

Você saberia dizer, de uma forma geral, quais são os tipos de solos existentes?

Se não sabe ou se tem conhecimento apenas sobre poucos, então não deixe de acompanhar este artigo até o final!

Aqui serão explanados alguns dos principais tipos de solos existentes e as características mais importantes de cada um deles.

Boa leitura!

Tipos de solos: Conheça os 5 principais 

1- Solo argiloso ou argissolo

Esse é um tipo de solo com uma camada abaixo da superfície muito rica em argila, bem maior do que o que possui na camada superficial.

Sendo bem fino e impermeável à água, sua cor pode variar bastante, sendo mais comum as avermelhadas, mas também existindo desde a coloração cinza até a amarela, por exemplo.

De um modo geral, ele é bastante encontrado por todo o Brasil, estando presente na maior parte das regiões do país.

Para quem deseja ter sucesso com agricultura, não há nenhuma dúvida de que o solo argiloso ou argissolo é uma das principais opções, visto que possui uma enorme fertilidade, em especial para o cultivo de plantações de café.

2- Espodossolos

Um outro tipo de solo bastante comum no Brasil é o espodossolo, que é caracterizado pelas altas quantidades de matéria orgânica e de minerais, como é o caso do alumínio, em sua composição.

Além ou apesar disso, ele apresenta, em sua maior parte de composição, a areia, sendo, portanto, considerado um solo não adequado para plantações.

Entre as características negativas que podem ser citadas dos espodossolos estão o fato de eles serem pobres para os vegetais, além de ter um pH extremamente ácido.

A coloração desse tipo de solo varia bastante, sendo o mais comum a apresentação dele na coloração acinzentada para escuro.

Visto o que é o solo espodossolo, é hora de partir para o próximo tipo: o solo arenoso!

3- Solo arenoso

Esse é um tipo de solo extremamente presente na região nordeste do Brasil, também conhecido, popularmente, como “solo leve”.

Diferentemente do que ocorre com o solo argiloso, o solo arenoso é extremamente permeável, visto que sua composição é de, praticamente, ¾ de areia e outra, bem menor, de argila.

Por ser permeável e também poroso, o solo arenoso, quando próximo a áreas com lençóis freáticos, costumam causar problemas na estrutura de construções, como é o caso das rachaduras.

Além disso tudo, da sua pouca umidade e de ter um pH baixo, o solo arenoso ainda é péssimo para o cultivo de plantas, visto que não possui muita matéria orgânica, sendo pobre em água e em nutrientes.

4- Solo humoso 

O solo humoso, que também pode ser chamado de terra preta, é o mais fértil de todos esses que foram exibidos até agora, visto que possuem uma alta quantidade de matéria orgânica.

Essa matéria orgânica em decomposição funciona como uma espécie de adubo orgânico para as plantas, de modo que permite um crescimento mais eficaz e saudável das mesmas.

Por esse motivo, esse tipo de solo é um dos mais indicados para que seja feita a prática da plantação ou da agricultura, já que garante uma maior possibilidade de bons resultados.

5- Solo calcário

O último tipo de solo a ser visto neste artigo é o solo calcário, sendo muito mais comum em regiões desérticas, sendo extremamente seco e esquentando à medida que recebe luz solar.

Por possuir pouquíssimos nutrientes e nada de matérias orgânicas, além de ter grandes partículas ou pedaços de pedras que o compõem, esse tipo de solo não é nada recomendado para se fazer agricultura.

Desse modo, a sua existência em um determinado terreno o torna extremamente inviável para a plantação, visto que não proporcionará os “alimentos” necessários para o crescimento dos vegetais.

Conclusão

Como você viu, há diversos tipos de solos que possuem composições diferentes, sendo melhores ou piores para a plantação de vegetais, o que é muito importante para saber se a prática da agricultura é viável ou não.

Neste texto, você pôde conhecer os principais tipos de solos existentes, as suas características principais e se eles são ou não indicados para a plantação de vegetais.

Sendo assim, o solo argiloso, o espodossolo e o solo humoso são os três tipos principais indicados para quem deseja um solo extremamente fértil para as plantas.

Gostou do artigo de hoje sobre os 5 tipos de solos

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.